Ao acessar um conteúdo sobre tecnologia e tendências de Recursos Humanos, dentre muitas abordagens relevantes, a simples frase “Vamos colocar os amigos para conversar!” chamou a minha atenção. Dentro do contexto, ela significava “Vamos resolver a falha de comunicação entre as áreas!”.
Reunir diferentes departamentos para tratar problemas de comunicação pode promover uma “conversa difícil”*, mas é preciso pensar a iniciativa como uma importante oportunidade de os setores dialogarem além da rotina, gerando inúmeras percepções relevantes para a melhoria da comunicação e dos processos.
Esse resultado é possível com a organização de diálogos provocados, com metodologias de interação e foco no problema. A sugestão é de encontros contínuos, moderados pelas respectivas lideranças e a área de comunicação (ou consultoria) com conteúdo gerado pelo próprio time.
O envolvimento dos profissionais no desenvolvimento da ação gera pertencimento nos participantes, contribui com a definição de um plano de ação aplicável e promove responsabilidade compartilhada sobre as decisões.
Não é simples, mas não é impossível.
O que precisa é tornar a comunicação prioridade na pauta de ações da empresa.
Pense nisso!
* “Conversa difícil” é o tema de mentoria da profissional Milena Serro no LinkedIn, vale conferir e seguir.
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