top of page
Buscar
  • Foto do escritorGisele Ruffato Oku

Por que a comunicação é sem estratégia?

Atualizado: 7 de fev.

A comunicação estratégica marca a diferença entre uma empresa na qual a comunicação é trabalhada de forma orientada e planejada e aquela que a utiliza de forma intuitiva, conforme a necessidade ou em crises. 

 

Para abordar o assunto, tenho uma pergunta: com que frequência a área de comunicação é convidada a participar de uma conversa sobre o Plano de Negócios da sua empresa?  Encontre a sua resposta:

 

Nunca: aqui está o ponto de partida para começar a atuar com uma comunicação estratégica. Os objetivos da área de comunicação devem estar alinhados com as metas do Plano de Negócios, somente assim é possível obter um planejamento estratégico e eficaz de comunicação. Não existe resultado integrado com objetivos diferentes.

 

Algumas vezes: o que está faltando para que a sua resposta seja sempre? Na minha experiência, presenciei justificativas como falta de espaço na agenda, desejo de sigilo sobre projetos, além da necessidade de amadurecimento do próprio Plano. Sim, há o momento certo para se falar sobre Plano de Negócios, mas ele precisa existir e ser permanente, caso contrário, sua comunicação será tática e não estratégica.

 

Sempre: que tal compartilhar a sua experiência de comunicação estratégica nos comentários?  Mas, se você ainda considera a sua comunicação sem estratégia, talvez seja preciso analisar o entendimento da área quanto ao Plano de Negócios. O conhecimento aprofundado dele é essencial e impacta diretamente no engajamento com as metas e no resultado das ações. A comunicação assertiva começa na própria apresentação do Plano para as áreas envolvidas e na certeza da sua correta compreensão.

 

A comunicação é a base da existência de toda companhia e da realização de qualquer meta, então permita e envolva a equipe nas reuniões de Plano de Negócios e depois compartilhe sua experiência.

 

Para empresas que ainda não possuem uma equipe ou profissional da área de comunicação, consulte uma consultoria especializada para mapear as demandas, apoiar na construção da equipe e contribuir para uma tomada de decisão assertiva.  

 

Pense nisso! 

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page