Hoje, quero falar sobre a importância de nos prepararmos, como profissionais, para compartilhar nosso conhecimento em palestras, focando no público, e não apenas em nossa própria experiência.
Quando somos convidados a palestrar, é essencial deixar de lado o "eu" e pensar no "outro".
Independentemente da sua área de atuação ou do tema a ser abordado, se não houver uma conexão verdadeira com o público, uma linguagem adequada e uma mensagem com o claro propósito de contribuir para os outros, podemos até conquistar visibilidade, mas não alcançaremos um impacto genuíno e duradouro na vida das pessoas.
Se essa abordagem faz sentido para você, compartilho alguns pontos que deveriam ser usados como guia para qualquer tipo de apresentação:
Conheça seu público-alvo: Faça uma análise detalhada do perfil dos participantes. Entenda seus desafios, interesses e necessidades.
Defina objetivos claros: Estabeleça o que você deseja que os participantes aprendam ou sintam ao final da apresentação.
Prepare-se pensando no outro: Revise suas experiências profissionais, cases de sucesso e desafios enfrentados, e escolha o que faça sentido para o público. Foque no que se conecta com as necessidades deles.
Alinhe a linguagem: A comunicação é eficaz quando o outro entende claramente o que estamos dizendo. Se a mensagem não for compreendida, a comunicação falha. Adapte sua linguagem ao nível de conhecimento e à realidade do público.
Use exemplos práticos: Apresente exemplos e cases que ressoem com a realidade do público, permitindo que eles façam conexões diretas com suas próprias experiências. Isso fortalece o aprendizado e o torna mais aplicável.
Acredito na força da autenticidade e no cuidado com o outro. Somente assim podemos deixar um legado de aprendizado que promova um desenvolvimento pessoal e profissional genuíno para todas as pessoas que dedicam seu tempo para nos ouvir.
Foto: @ericamoreirafotografia
Comments