A Black Friday movimentou o comércio varejista, impulsionando inúmeras ações de vendas que mobilizaram os setores de comunicação e marketing de milhares de empresas.
Durante uma conversa informal sobre estratégias para a data, um profissional compartilhou uma situação: a empresa onde ele trabalha lançaria uma ação de vendas online focada no consumidor final, utilizando um modelo comissionado. No entanto, o time de revendedores enfrentava dificuldades para entender a proposta, pois, segundo ele, ainda estava "preso" ao formato tradicional de vendas.
“Eles não entendem”, disse ele, resumindo a falta de compreensão da equipe e o impacto potencial disso na adesão dos consumidores à campanha.
Essa reflexão me levou a questionar: o que exatamente eles não entendem?
O objetivo estratégico da campanha para a data.
Os benefícios diretos que o formato de vendas oferece.
As possibilidades de ganhos adicionais com comissões baseadas na ação.
A eliminação de tarefas gerada pela ação, como o gerenciamento de estoques.
A agilidade no processo de vendas oferecida pela campanha naquele período.
O impacto positivo da campanha no relacionamento com os clientes.
A conexão entre a forma tradicional de vendas e a ação proposta.
Essa lista destaca uma questão maior: o que eles não entendem talvez não foi comunicado de forma clara.
Um plano de comunicação interna deve caminhar lado a lado com o planejamento de marketing. Se os objetivos e os benefícios de uma campanha não forem apresentados de forma clara, utilizando os canais, o conteúdo e a linguagem adequados, será difícil obter o engajamento da equipe.
Engajar a equipe interna é tão importante quanto criar a campanha. Afinal, quando todos entendem e acreditam na ação, tornam-se seus principais embaixadores.
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