Agilidade é um dos principais diferenciais no uso do WhatsApp como canal de comunicação, mas a qualidade e eficiência dessa comunicação são desafios que
exigem organização e uma gestão eficiente de conteúdo e canal.
Se mensagens desconectadas como o propósito do grupo, críticas não construtivas e discussões entre os membros interferem diretamente no propósito do seu grupo de WhatsApp, estas dicas podem ajudá-lo:
1. Defina o objetivo do canal: a definição do objetivo orientará todo o conteúdo a ser compartilhado no grupo. Por exemplo, se o objetivo é compartilhar eventos, notícias e experiências sobre a área financeira, nada além disto tem autorização para ser publicado. Coloque o objetivo na descrição do Grupo para deixá-lo acessível e ser consultado a todo momento.
2. Segmente seu público: um público segmentado contribui para um fluxo de informações coerente e alinhado com o objetivo, evitando ruídos na comunicação com conteúdo fora do foco. Diversas comunidades do Facebook analisam o perfil do seguidor antes de admiti-lo para garantir a qualidade na troca de informações, então por que não aplicar esta prática para o seu grupo também?
3. Estabeleça regras: estabelecer o que é, ou não, permitido no compartilhamento de informações entre os integrantes é uma premissa para organizar o grupo e balizar decisões como pedido de exclusão de conteúdo e até mesmo o bloqueio de participantes. Descreva as regras em tópicos simples e objetivos, utilize dos ícones da própria ferramenta para destacar as informações e repita a publicação a cada entrada de um novo integrante, ou descumprimento das regras.
3. Defina a administração do grupo: todo grupo precisa de uma gestão, e na comunicação por WhatsApp não é diferente. O administrador é o responsável por garantir a qualidade do conteúdo compartilhado, o cumprimento das regras e coerência com o objetivo proposto. Em caso de grupos com muitos integrantes e grande volume de conteúdo, estabelecer dois ou mais administradores pode ser essencial para o sucesso do canal.
6. Acompanhe o conteúdo compartilhado: WhatsApp é um canal de comunicação que precisa ser monitorado para garantir a integridade do seu objetivo e das suas regras. Insira na rotina alguns horários para acompanhar o andamento do grupo e se posicione sempre que necessário.
8. Prepare-se para Gestão de Crise: opiniões divergentes fazem parte de diálogos digitais ou presenciais. Esteja preparado para intervir sempre que necessário usando dos objetivos e regras para estabelecer limites entre os integrantes.
O WhatApp começou com uma alternativa ao SMS, mas agora tornou-se um canal de comunicação estratégico para empresas, empreendedores e profissionais liberais. Gerenciá-lo de maneira profissional é o segredo do sucesso para sua eficiência.
Pense nisso!
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